Ouvidos

Os ouvidos (hoje o mais correto é chamá-los de orelhas) são divididos em: orelha externa, média e interna.

O ouvido

A orelha externa é constituída pela parte visível da orelha e pelo conduto auditivo externo. Tem função de ajudar na captação e localização do som. Essa porção da orelha está mais suscetível a infecções decorrentes do uso inadequado de cotonetes e contato muito intenso com a água. São geralmente tratadas com medicações tópicas, além de analgésicos, pois costumam ser acompanhadas por dor intensa.

A orelha média, não visível sem os instrumentos adequados (otoscópio), abriga estruturas muito importantes para audição, os 3 menores ossos do corpo humano (martelo, bigorna e estribo). Infecções ou alterações dessa porção da orelha se manifestam com perda auditiva. Também podem estar presentes nesses casos, zumbido, tontura e dor. O que separa o ambiente externo das partes mais internas das nossas orelhas é o tímpano, ou membrana timpânica. As otites médias (infecções da orelha média) podem culminar com a perfuração desta membrana, que é percebida por saída de secreção purulenta pelo canal auditivo.

Na orelha interna, órgão nobre, está a cóclea e o vestíbulo com os canais semicirculares, estruturas responsáveis pela audição e pelo equilíbrio, respectivamente. Na cóclea estão estruturas microscópicas, as células ciliadas internas e externas, fundamentais na transmissão do som para o cérebro, através do nervo auditivo. No vestíbulo e nos canais semicirculares também existem aparatos que nos auxiliam na percepção do posicionamento da nossa cabeça no espaço e em relação ao corpo. Assim, a orelha interna, juntamente com a visão e com o sistema nervoso, é responsável pelo nosso equilíbrio.

Doenças das orelhas externas, médias e internas devem ser prevenidas e tratadas adequadamente por otorrinolaringologistas. Evite pingar ou utilizar qualquer coisa nas orelhas, sem orientação médica adequada.

A surdez, congênita ou adquirida, é bem mais freqüente do que se imagina. As tonturas (muito conhecida por labirintites) e o zumbido são queixas comuns nas diversas faixas etárias.

Podemos ajuda-lo a resolver esses problemas. Marque sua avaliação.